História do Anime

 Os primeiros animes foram exibidos em cinema no início do século XX e possuíam um enorme custo de produção. Mesmo após o advento da televisão, devido aos custos, os animes não eram produzidos para além das telonas. A televisão começou suas emissões no Japão em 1953, e as primeiras amostras de animação que se televisionaram procediam dos Estados Unidos, com grande popularidade entre o público infantil. Toei Doga também se colocou a possibilidade de criar séries de desenhos para a televisão, mas uma entrega por semana supunha um trabalho muito pesado para ser rentável, por isso abandonou a idéia. Por outro lado, Tezuka, ao frente de Mushi Production, decidiu enfrentar o desafio que isso supunha, nascendo assim a primeira série da animação japonesa, com entregas semanais de 30 minutos.

O tema eleito foi a personagem de mangá que o próprio Tezuka tinha criado para aparecer periodicamente em uma revista shonen, o robô Tetsuwan Atomu. O laborioso trabalho que supunha fazer quatro entregas mensais aconteceu pelo sistema de animação limitada, que empregava a menor quantidade possível de celulóide. Em janeiro de 1963 se começa a emitir a série, que se ganhou em seguida a aceitação infantil, chegando até um terço da audiência. Após isso, Toei Doga decide aproveitar o fenômeno e em novembro do mesmo ano emite seu Okami shonen Ken (Ken, o menino lobo, Sadao Tsukioka), segundo uma história original que de certo modo se aproximava à Do livro da selva de Rudyard Kipling.
Janguru Taitei (O império da selva, 1966) é outra das obras mais conhecidas de Tezuka, e a primeira do meio que utiliza a cor. No entanto, naquela época a televisão em cor era um luxo que poucos podiam permitir-se, por isso a maioria das crianças teve que vê-la em branco e preto.

Estas obras de Mushi Production para televisão conseguiram vender-se aos Estados Unidos, onde Tetsuwan Atomu foi rebatizada como Astroboy e Janguru Taitei como Kimba, O Leão Branco, nomes com que mais demore saltariam à Europa.

As décadas de 80 e 90 trouxeram em grande escala os animes para o Ocidente, entre cujos as principais obras são: Dragon Ball (de Akira Toriyama), Os Cavaleiros do Zodíaco (de Masami Kurumada), Yu Yu Hakusho (de Yoshihiro Togashi), Rurouni Kenshin (ou Samurai X, de Nobuhiro Watsuki), Slayers (de Hajime Kanzaka), Neon Genesis Evangelion (do diretor Hideaki Anno), Marmalade Boy (ou Kimagure Orange Road, de Wataru Yoshizumi), Inuyasha (de Rumiko Takahashi) e Yu-Gi-Oh! (de Kazuki Takahashi), assim como também a massificação das cicas mágicas como Sailor Moon (de Naoko Takeuchi) e Magic Knight Rayearth (do grupo CLAMP). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário